Roupas escolares, profissionais e militares
- Siga as instruções de lavagem e conservação que aparecem na etiqueta de suas roupas.
- Recomenda-se, durante as lavagens, não friccionar fortemente a roupa, sobre a pedra do tanque ou escova, pois essas práticas desgastam a superfície do tecido, afetando a uniformidade das cores.
- Não utilizar água sanitária (cândida) ou qualquer produto à base de cloro, já que esta prática enfraquece o tecido e as linhas de costura, podendo também provocar descoloração.
- No caso de roupas com muita sujidade o recomendável é deixar a peça de molho imersa em água, sempre a sombra, por algumas horas, permitindo assim que a sujeira se desprenda, sem ser necessário friccionar ou escovar fortemente a roupa.
- Não deixar as roupas para "quarar", ensaboadas com sabão em barra, sabão em pó ou detergente à sombra ou Sol, pois isso pode causar perda de cor no tecido e manchas esbranquiçadas.
- A secagem da roupa ao Sol não é recomendada. Em caso de não ser possível, secá-la pelo lado do avesso.
- O processo de lavagem industrial pode elevar o encolhimento dos tecidos 100% algodão.
- A roupa também precisa de descanso. Alterne período de uso com período de repouso, pois uma peça usada regularmente terá sua vida útil reduzida.
- Algumas vestimentas de segurança possuem restrições quanto ao número de lavagens. Consulte a área de segurança do trabalho de sua empresa.