Curiosidades
Qual o comportamento térmico da fibra Para-aramida?
R.: não queima e não funde. Carboniza a 500ºC. Pouca fumaça em alta temperatura.
O que significar arco-elétrico?
R.: Arco elétrico é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.
Qual o comportamento térmico da fibra Metaramida?
R.: não queima e não se funde.Termoestável a 240ºC ? carboniza próximo a 370ºC
Qual o comportamento térmico da fibra Poliamida- Imidas?
R.: termoestável, início de decomposição a 400ºC, sem fusão ou amolecimento
Qual o comportamento térmico da fibra Viscose retardante a chama?
R.: se decompõe a 190ºC, porém não propaga a chama.
Qual o comportamento térmico da fibra Viscose normal?
R.: queima como o algodão ? Decompõe a 190ºC
Qual o comportamento térmico da fibra Algodão?
R.:se decompõe próximo a 160ºC. É inflamável se não possuir tratamento químico. Comumente é feito acabamento com Proban ou Pirovatex para adicionar propriedade retardante a chama.
Qual o comportamento térmico da fibra Lã?
R.: Queima com a formação de bolinhas pretas quebradiças. Se decompõe a 130ºC. Contudo, não propaga a chama.
Qual o comportamento térmico da fibra Acrílico?
R.: Medianamente inflamável. Ponto de inflamação a 485ºC. Se decompõe antes de fundir (obs. durante a queima o acrílico libera gases altamente tóxicos).
Qual o comportamento térmico da fibra Modacrílico?
R.: Dificilmente inflamável, não alimenta a combustão. Se retrai cerca de 135ºC.
Qual o comportamento térmico da fibra Carbono?
R.: Resiste 100% a 2000ºC. Se degrada a 2500ºC. Usualmente é utilizada para adicionar propriedades anti-estáticas em tecido, ou seja, dissipar cargas eletrostáticas.
Qual o comportamento térmico da fibra Poliéster?
R.: Inflamável. Ponto de colagem 220/240ºC. Ponto de fusão 260ºC.
Qual o comportamento térmico da fibra Poliéster FR?
R.: Dificilmente inflamável, apaga-se por si próprio quando retirada a chama. Sem queda de gotas inflamáveis, ponto de fusão 257ºC.
Qual a diferença de retardante à chama e resistente?
R.: Diz-se em inglês que : Retardante à chama: componente químico ou substância usada para em parte resistir à chama, geralmente aplicada ao tecido, ou a uma fibra da composição. Resistente à chama: característica do tecido de resistir à chama e extingui-la, tão logo a fonte de chama tenha sido removida.
O que é ATPV?
R.: Valor do Desempenho Térmico do Arco. Energia incidental num tecido que causa calor suficiente para atravessar o tecido e causar uma queimadura de segundo grau.
O que significar HAF?
R.: Significa (Heat Atenuation Factor): Fator de Atenuação do Calor Quão maior for o percentual de HAF, mais calor será bloqueado pelo tecido. HAF é o percentual total do arco que é bloqueado pelo tecido não atravessando-o.
O que são tecidos tratados?
R.: São tecidos que possuem Acabamento químico aplicado na fibra ou no tecido. Exemplo: Pirovatex (Ciba - Huntsman) ou Proban (Rhodia) Os acabamentos podem dar uma nova propriedade ao tecido. Ex.: resistência a agentes químicos, resistência a água e óleo, resistência a fogo etc.
O que são tecidos inerentes?
R.: São tecidos que a retardância a chama são Propriedade do tecido, em função de fibra ou mista
O que é NR10?
R.: É uma norma regulamentadora de Segurança em instalações e Serviços em Eletricidade, que estabelece os requisitos condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços de eletricidade.
O que é um tecido anti-estático?
R.: É um tecido que dissipa a eletricidade eletrostática. O tecido ele não poderá ser isolante nem condutivo. Assim, o tecido deve oferecer uma resistência de superfície entre 106 Ohms/m2 a 108 Ohms/m2. Aplicação: salas limpas, cabines de pintura eletrostática, indústria eletroeletrônica.